Fortalecimento das famílias e oportunidades para os jovens foi o que a SEFJ buscou no ano de 2024

Data:

A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) empenhou-se durante o ano de 2024 em iniciativas que promovam a qualidade de vida das famílias

O Plano Distrital da Família foi uma dessas ações. O documento apresenta metas de políticas públicas para 17 eixos temáticos que impactam diretamente a vida das famílias nas áreas de habitação, transporte, educação, entre outras e ainda contou com as sugestões da população, por meio de consulta pública, e do setor público.

O texto também foi debatido no Fórum Distrital de Famílias Sustentáveis, coordenado pela Secretaria em formato inédito no Brasil e que consiste em discutir políticas públicas para as famílias do DF.

“Foi um ano com muitos desafios e que nos debruçamos sobre os temas sensíveis que atingem a família e aos jovens. Avançamos na elaboração do Plano Distrital das Famílias, na consolidação do programa Jovem Candango e na busca por segurança jurídica a quem aguarda a regularização de templos religiosos e entidades de assistência social com a Permissão de Uso Não-Qualificada, a PNQ”, avalia Rodrigo Delmasso, gestor da Secretaria.

No âmbito da regularização fundiária, a SEFJ-DF promoveu reuniões de acompanhamento processual, junto aos templos religiosos, entidades sem fins lucrativos e de assistências sociais, em situação irregular para maior agilidade nos processos de regularização. Além disso, propiciou a abertura aos processos de Permissão Não Qualificada, a PNQ, tendo alcançado em média 94 gestores dos templos e entidades de oito regiões administrativas.

Outra ação da pasta, verificou-se com a consolidação do Governo no diálogo internacional acercas das políticas públicas em outros países para o desenvolvimento das famílias. A SEFJ-DF participou do Encontro Regional de Cidades Familiarmente Sustentáveis, no México e no Encontro Técnico Internacional do Projeto Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis.

O ano também foi um marco para o Programa Jovem Candango com o aumento da solicitação dos órgãos do GDF, os quais solicitaram mais de 3.000 jovens participantes, sendo 1.200 jovens a mais que as vagas disponíveis. Com a demanda crescente e os resultados positivos, a Secretaria estuda expandir de 1.800 para 3.000 vagas na seleção de 2025, visando um impacto ainda maior nos jovens e em suas famílias. O programa também firmou parceria com a Controladoria Geral do DF no projeto “Pega a Visão”, que oferece conhecimento sobre transparência, acesso à informação e controle social aos jovens contratados.

Para além das linhas do setor público, a Secretaria também reconhece o empenho da iniciativa privada e por isso, entregou mais de 151 selos Empresa Parceira da Juventude aos estabelecimentos do DF. Um reconhecimento às empresas que dão o primeiro emprego aos jovens.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Bombeiros do DF resgatam mais um corpo no Rio Tocantins em missão após queda de ponte

Com a localização de mais uma vítima, o número...

Consumo de hambúrguer aumenta entre crianças de 2 a 4 anos no Distrito Federal

Os dados são do Boletim Informativo de Vigilância Alimentar...

Pagamento do Bolsa Família começa no próximo dia 20

Pagamento ocorre nos dez últimos dias de cada mês Começa...

Bombeiros do DF fazem mergulhos para resgatar vítimas do acidente sobre o Rio Tocantins

Na quarta-feira (1º), os militares atuaram na operação de...