De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 422 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com diabetes, que é uma doença crônica. E embora existam medicamentos para ajudá-las, eles não bastam para impedir a progressão da doença, que pode continuar piorando cada vez mais. Como resultado, essas pessoas precisam mudar drasticamente a dieta para manter níveis saudáveis de insulina no corpo. Mas o que elas sim podem comer? Bem, as regras são bastante rígidas – e mesmo alimentos e bebidas que parecem saudáveis podem, na verdade, ser prejudiciais às suas saúdes. Continue lendo para descobrir como manter uma dieta mais saudável!
Refrigerante diet
Quando os diabéticos podem escolher entre refrigerante normal ou diet, há uma grande chance de escolherem o diet. Mas acontece que ambos têm desvantagens, e se um diabético deseja manter níveis saudáveis de insulina, provavelmente é melhor não beber nenhum refrigerante. Foi descoberto que quem bebe bebidas dietéticas tem 67% mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.
Não só isso, mas também foi descoberto que o refrigerante diet pode aumentar o risco de retinopatia diabética, o que pode resultar em cegueira para quem já tem diabetes.
Adoçantes artificiais
Existem muitas variedade de alimentos para diabéticos que geralmente são comercializados com baixo teor de açúcar ou calorias. Este é certamente o caso dos adoçantes artificiais, que há muito são comercializados como adequados para diabéticos usarem em vez do açúcar verdadeiro. Mas se você é diabético e coloca esse produto regularmente no seu café, temos más notícias para você: alguns adoçantes artificiais podem afetar seus níveis de insulina.
No entanto, existem alternativas seguras e populares, como tagatose e stevia, que não afetam de forma alguma os níveis de glicose no sangue.
Leite desnatado
Num mundo repleto de leites com baixo teor de gordura, integrais e vegetais, pode ser difícil saber qual escolher – especialmente para os diabéticos. E apesar de antigamente ser recomendado a diabéticos beber leite desnatado, os tempos mudaram e as pesquisas descobriram que esse leite não é a melhor opção para quem sofre com essa doença, porque leites com baixo teor de gordura substituem o teor de gordura por açúcar extra.
Como resultado, é recomendável que diabéticos troquem o leite desnatado pelo leite integral. Um estudo sueco sugere que uma dieta rica em laticínios pode reduzir as chances de desenvolver diabetes.
Iogurte com sabor
Algumas pessoas adoram começar o dia com uma tigela de iogurte e granola, mas os diabéticos precisam ter cuidado com o iogurte que compram no supermercado. Embora o iogurte integral sem açúcar seja perfeitamente seguro e saudável para diabéticos, aqueles com diferentes sabores podem levar a picos no índice glicêmico, especialmente se também têm coberturas com alto teor de açúcar, como frutas e calda.
Os diabéticos devem preparar seu próprio iogurte delicioso para o café da manhã. Você pode fazer isso acrescentando ao iogurte sem açúcar nozes e uma granola saudável que mantenha os níveis de insulina sob controle.
Frutas e vegetais enlatados
Num mundo onde frutas e vegetais custam caro e não são facilmente disponíveis para todos, as frutas e vegetais enlatados parecem uma solução prática e econômica. E embora tenha havido uma época em que os produtos enlatados eram considerados tão nutritivos quanto frutas e vegetais frescos, pesquisas mostraram o contrário. Isso porque os alimentos enlatados quase sempre são cheios de açúcar e sal para conservá-los por mais tempo.
É claro que adicionar qualquer tipo de conservante prejudicial à saúde em uma lata não vai funcionar a favor do diabético. Especialmente quando também incluem o prejudicial bisfenol A (BPA), que pode levar a uma taxa mais elevada de diabetes tipo 2.
Café
A maioria das pessoas não consegue começar o dia sem uma xícara de café. Mas não importa se você gosta do seu café com leite magro, na versão cappuccino, expresso ou até mesmo com matcha latte, se você é diabético é melhor ter cuidado ao tomar café. Embora o café não aumente as chances de contrair diabetes, a cafeína pode naturalmente desestabilizar e aumentar o açúcar no sangue – às vezes em até 8%. E claro, isso é exatamente o que você não quer que aconteça.
Naturalmente, adicionar creme ao café aumenta ainda mais o seu teor de açúcar, razão pela qual os diabéticos que fazem questão de continuar bebendo café devem optar pelo café preto descafeinado sempre que possível.
Frutas secas
Frutas secas são uma ótima opção para muita gente, pois normalmente são menores e mais atrativas para quem não gosta tanto do sabor da fruta fresca, sem contar que duram muito mais tempo. Mas é importante ressaltar que frutas secas não devem fazer parte da dieta do diabético, porque têm uma concentração maior de açúcar.
Não só isso, como a maioria das pessoas come mais frutas secas do que frescas, colocando ainda mais açúcar em suas correntes sanguíneas. Portanto, é melhor limitar-se às frutas frescas sempre que possível.
Queijo com alto teor de sal
Quando se trata de comida para diabéticos, o queijo é um problema. Por um lado, descobriu-se que certos queijos diminuem a chance de desenvolver diabetes tipo 2. Por outro lado, queijos têm muito sal, podendo piorar ainda mais a saúde de quem já tem diabetes. Se você é uma dessas pessoas, é melhor ser rigoroso no que diz respeito à ingestão de queijo e optar por opções com baixo teor de sal.
Por exemplo, é melhor trocar o queijo feta por algo com menos sal, como a mussarela. De uma forma geral, é uma boa ideia se informar bem sobre os queijos, pois alguns têm mais nutrientes do que outros.
Fast food
Quando você pensa em fast food, provavelmente pensa em hambúrgueres e batatas fritas. E todo mundo adora hambúrgueres e batatas fritas, certo? Embora seja barato e delicioso, o fast food pode ser prejudicial à saúde dos diabéticos porque geralmente é muito rico em gordura saturada, carboidratos, sódio e açúcar. E é claro que os diabéticos devem fazer de tudo para manter uma saúde estável.
Isso não significa que os diabéticos não possam comer fast food. Com muitas redes oferecendo opções com baixo teor de gordura, quase sempre haverá uma alternativa mais saudável.
Molho para salada sem gordura
Ouvimos frequentemente que alimentos “sem gordura” são mais saudáveis para nós. E embora não haja dúvidas que os molhos para salada sem gordura contêm menos gordura, isso não significa que sejam necessariamente mais saudáveis. Isso porque os fabricantes de alimentos simplesmente substituem a gordura por outra coisa, como açúcar ou sal. Além disso, pesquisas descobriram que molhos integrais contêm gorduras saudáveis que ajudam o corpo a funcionar normalmente.
Então, da próxima vez que você decidir adicionar um pouco de molho à sua salada, não se preocupe em comprar a opção sem gordura. O molho integral é um alimento mais saudável para diabéticos.
Barras de cereais
Perfeitas para lanches rápidos ou almoços leves, não é de admirar que as barras de cereais sejam tão populares. E embora existam muitas barras de cereais saudáveis no mercado, é seguro dizer que muitas são muito prejudiciais à saúde quando são cheias de carboidratos e açúcar, o que significa que não são muito diferentes de uma barra de chocolate normal. Sim, este é o caso de algumas das maiores marcas do mercado.
As barras de cereais das marcas Nature Valley e Quaker Oats podem causar um aumento do açúcar no sangue, e é por isso que a maioria dos especialistas em nutrição sugere frutas e nozes no lugar da barra de cereais.
Batatas fritas
Batatas fritas podem ser encontradas no mundo todo e parece que as pessoas não se cansam nunca delas. E embora as batatas em si sejam bastante saudáveis em pequenas doses, comer qualquer coisa em excesso é ruim – especialmente quando o alimento é frito em óleo prejudicial à saúde. Batatas fritas são particularmente ruins para diabéticos, pois a combinação do carboidratos das batatas com as gorduras trans do óleo causa um grande aumento da taxa de açúcar no sangue.
Mesmo uma pequena porção de batatas fritas pode ser prejudicial, então é melhor evitá-las sempre que possível. Em vez disso, você pode fazer sua própria versão mais saudável e sem fritura.
Suco de laranja
Muitas pessoas presumem que suco de frutas é tão saudável quanto comer frutas frescas. E embora esta bebida seja certamente uma boa forma de adicionar mais vitaminas à sua dieta, é importante lembrar que os sucos de frutas são muito ricos em açúcar, calorias e carboidratos. Por isso, é recomendado para quem tem diabetes tipo 2 não consumir sucos de frutas e assim evitar quaisquer problemas de saúde.
Porém, se você fizer suco usando apenas as suas próprias laranjas e sem acréscimos, poderá beber pequenas quantidades aqui e ali. Alternativamente, compre um suco de laranja com baixo teor de açúcar.
Bebidas energéticas
Você provavelmente não ficará surpreso ao vê-las nesta lista. As bebidas energéticas são projetadas para fornecer uma explosão de energia, pois são fabricadas com muito açúcar, cafeína e outros aditivos. Como diabético, você quer evitar qualquer explosão de qualquer coisa, por isso deve evitar a todo custo as bebidas energéticas. Isso já foi apoiado pela ciência, quando um estudo descobriu que uma única bebida energética pode aumentar os níveis de glicose no sangue em 30%.
Além disso, algumas empresas de bebidas energéticas não revelam todos os ingredientes de seus produtos, o que os torna ainda mais perigosos para quem precisa monitorar o que coloca no próprio corpo.
Batatinha
Embora não haja nada de errado em comer uma ou duas batatinhas, é importante observar que elas não são os melhores alimentos para diabéticos. Como todos sabemos, essas batatinhas são fritas e depois salgadas e aromatizadas com ingredientes ricos em sal e açúcar. Isso pode resultar em um aumento nos níveis de açúcar e sal no sangue, o que acabará afetando a quantidade de insulina necessária para controlar seu índice glicêmico.
Como se não bastasse, o alto teor de sal das batatinhas também as torna altamente viciantes, a ponto de você querer comer cada vez mais. Portanto, é melhor não perder o controle quando elas estão por perto.
Isotônicos
Os isotônicos são perfeitos para não diabéticos que desejam se reidratar e revigorar rapidamente. Eles são deliciosos e práticos e estão disponíveis em quase todos os supermercados. Mas quando você considera o ponto de vista do diabético, provavelmente não deveria ser nenhuma surpresa saber que essas bebidas não são nada recomendáveis. Afinal, qualquer coisa que provoca uma mudança drástica no sistema corporal interno não é boa para essas pessoas.
Isso não quer dizer que os diabéticos precisam evitar todos os isotônicos. Com tantos diabéticos no mundo, já existem bebidas esportivas adequadas a eles, sem cafeína e açúcar.
Produtos de panificação pré-embalados
É fácil presumir que não existem alimentos que servem para diabéticos, mas não é assim. Os diabéticos podem comer quase tudo em pequenas quantidades, inclusive bolos e doces. Principalmente se forem caseiros, com baixo teor de gordura e especialmente adequados para quem tem diabetes, mas não quando são pré-embalados. Isso porque esses produtos são feitos com conservantes que fazem com que durem mais.
Além disso, os produtos de panificação pré-embalados também são cheios de carboidratos refinados, que se transformam em açúcar quando entram no corpo. Ou seja, seu corpo vai precisar de mais insulina para processá-los.
Aveia com sabor
Você deve estar se perguntando o que a aveia está fazendo nesta lista. Afinal, ela é geralmente considerada uma das melhores opções de café da manhã para quem tem diabetes, pois é repleta de coisas boas e é um alimento de liberação lenta que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. No entanto, a aveia com sabor é outra história. Este tipo de aveia é cheio de extras, como açúcares e conservantes.
Se você não gosta do sabor da aveia comum, pode acrescentar ingredientes frescos e naturais, como granola caseira, manteiga de nozes e coberturas especialmente adequadas para diabéticos.
Carnes processadas
Se você é diabético ou está na fase pré-diabética, provavelmente é melhor cortar as carnes processadas da sua dieta. Isso foi apoiado por um estudo realizado pela Universidade de Harvard que descobriu que essas carnes aumentam as chances de desenvolver diabetes tipo 2 em impressionantes 19%, pois são extremamente ricas em conservantes e sal.
A carne processada é estritamente proibida para diabéticos, inclusive porque foi descoberto que elas podem aumentar a resistência do corpo à insulina.
Pão branco
Você provavelmente não precisa ouvir da gente que o pão branco não é tão saudável quanto o integral. E embora as pessoas com diabetes não devam comer muito pão de uma forma geral, elas podem fazê-lo com moderação, desde que o pão seja integral. Isso porque o pão branco é cheio de açúcar, fazendo com que o corpo precise de mais insulina para processá-lo. Além disso, o pão integral tem muitos outros benefícios.
O pão integral é incrivelmente rico em fibras, algo recomendável que as pessoas com diabetes consumam. Na verdade, a fibra pode ajudar na maneira como seu corpo responde à ingestão de açúcar, o que é definitivamente positivo.
Muffins
Existem dois tipos de muffins neste mundo: muffins do bem e muffins do mau. Muffins do bem são feitos de farinha integral e grãos repletos de fibras e vitaminas, enquanto os do mau são cheios de açúcar, conservantes e outras substâncias nocivas aos diabéticos. Mas felizmente diabéticos não precisam excluir completamente os muffins de suas dietas.
Se você é diabético e procura um doce, não há mal nenhum em comer um muffin do bem de vez em quando. Apenas faça isso com moderação e evite os muffins do mau a todo custo.
Smoothies de frutas
No mundo da alimentação saudável, os smoothies são a elite, considerados uma das melhores opções pois são repletos de frutas. Mas é preciso ter cuidado quando se trata de frutas, pois elas também têm muito açúcar. Claro, é um açúcar totalmente natural, mas ainda assim é açúcar. Por isso, os diabéticos devem ser cautelosos com os smoothies – especialmente quando são feitos com muitas frutas diferentes com alto teor de açúcar.
Se você é diabético e deseja um smoothie, a melhor maneira de torná-lo mais saudável é trocar algumas frutas por vegetais e proteínas.
Carne grelhada
Se você é diabético mas também gosta de churrasco, é preciso ter cuidado. Os especialistas descobriram que a carne grelhada é tão ruim para os diabéticos, que pode resultar em um aumento na resistência à insulina. Não só isso, como também pode danificar os receptores celulares, piorando ainda mais a diabetes.
Se mesmo assim você fizer questão do churrasco, não deixe a carne queimar na churrasqueira. Se isso acontecer, retire os pedaços enegrecidos.
Enroladinho de canela
Não há nada melhor do que o cheiro de um enroladinho de canela enchendo a sua casa. Mas se você é diabético, provavelmente é melhor abrir mão de comê-lo e se satisfazer apenas com o cheiro. Isso porque eles são extremamente açucarados e gordurosos, um dos piores alimentos que um diabético pode ingerir. Principalmente se você gosta de comer enroladinhos de canela com frequência.
Um médico chegou a afirmar que “os enroladinhos de canela contêm mais gordura saturada e açúcares adicionados do que as pessoas com diabetes deveriam ingerir em um dia inteiro”. Portanto, é melhor não arriscar níveis tão elevados.
Mel
Todos sabem que altos níveis de açúcar são a pior coisa para um diabético. Mas o que você faz quando precisa adoçar a comida? Muitas pessoas presumem que o mel é um bom substituto para o açúcar, mas isso não é verdade. Uma pesquisa descobriu que o mel pode aumentar o açúcar no sangue em apenas 30 minutos.
É claro que o mel contém mais nutrientes do que o açúcar, por isso não é tão ruim quanto o açúcar de mesa. Mas ainda assim você deve comê-lo com moderação.
Creme de café sem açúcar
Muitas pessoas não conseguem tomar café sem creme, e isso é perfeitamente compreensível. O café preto tem um sabor muito dominante, e é aí que o creme pode ajudar. E embora os diabéticos possam se sentir atraídos pelas opções sem açúcar que existem no mercado, é importante observar que elas não são tão saudáveis quanto aparentam. A maioria dos cremes sem açúcar substitui o açúcar por adoçantes artificiais que também aumentam exponencialmente os níveis de açúcar no sangue.
Isso não significa que você tenha que beber seu café puro. Os nutricionistas sugerem tomar café meio a meio, pois isso fornece gordura em vez de açúcar, o que é melhor para quem tem diabetes.
Pipoca com sabor
A pipoca é um dos melhores alimentos para quem tem diabetes. É um lanche saudável, com pouquíssimas calorias e aditivos, além de muito saboroso. No entanto, os problemas surgem quando você opta por pipoca com sabor em vez de pipoca simples. Ao adicionar manteiga, sal, doces, chocolate ou mesmo caramelo, você verá um aumento quase instantâneo nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, isso também causará um aumento na pressão arterial.
Então se você está com vontade de fazer um lanche, por que não prepara sua própria pipoca em vez de comprar uma pré-embalada? Assim você pode controlar o que está consumindo.
Nutella
Com sua textura cremosa e sabor adocicado, a Nutella é uma escolha popular para quem quer complementar suas torradas ou panquecas com algo delicioso. E embora não haja dúvidas sobre o fato de que os ingredientes do cacau e da avelã não sejam tão ruins quanto outros doces, lamentamos dizer que a Nutella não é segura para diabéticos, pois é muito rica em açúcares e óleos vegetais.
É altamente provável que as alternativas para a Nutella nos supermercados contenham exatamente os mesmos ingredientes que ela, mas você pode estar interessado em saber que pode fazer em casa a sua própria pasta de avelã adequada para diabetes.
Bebidas de chocolate
Quer você seja um grande fã de chocolate quente ou de leite com chocolate, certamente adora aquela dose de açúcar. E embora o cacau em pó possa ter seus benefícios, é importante observar que quem tem diabetes precisa ter cuidado no que diz respeito à quantidade de chocolate que consome. Isso porque a maioria das coisas que você compra no supermercado é cheia de açúcar prejudicial à saúde.
Mas se você deseja uma dose de chocolate, uma das melhores maneiras de fazer seu próprio chocolate quente ou leite com chocolate compatível com a diabetes é usando cacau cru em pó, leite integral e um adoçante seguro para diabéticos.
Cereal matinal
A gente sabe o que você está pensando: é impossível cortar o cereal matinal do café da manhã, certo? Mas não se preocupe, porque não estamos dizendo que diabéticos não podem consumir cereais. Você apenas precisa escolher bem o seu cereal e comê-lo de forma moderada, já que muitos deles são cheios de açúcar. Pegue uma tigela de Sucrilhos, por exemplo, que contém 37 gramas de açúcar, o que é demais para um diabético consumir de uma só vez.
Em vez disso, você deve buscar cereais adequados para diabéticos, que costumam ter baixo teor de açúcar e são ricos em grãos integrais e fibras. Eles podem não ter um gosto tão bom, mas seu corpo vai agradecer.
Compota e geleia
Se você já fez sua própria compota ou geleia, sabe que elas são feitas com frutas frescas e muito açúcar. E como você pode imaginar, isso não é uma boa notícia para os diabéticos, então é importante evitar esses alimentos a todo custo. Caso contrário, você poderá observar um aumento sério nos níveis de açúcar no sangue e talvez até mais resistência à insulina.
Apesar de geleias e compotas sem açúcar parecerem atraentes para os diabéticos, na maioria das vezes as marcas simplesmente substituem esse açúcar por frutose, que também é muito ruim para quem tem diabetes.
Álcool
O álcool é consumido por grande parte do mundo moderno e não há dúvida de que álcool e diabetes têm uma estranha relação entre si. Embora pessoas com diabetes certamente possam beber em pequenas quantidades, é muito importante beber com moderação para não aumentar os níveis de açúcar no sangue. Beber demais é ainda mais perigoso.
Se você ingerir muito álcool, descobrirá que o açúcar no seu sangue cairá drasticamente e isso pode até ser fatal. Por isso, é melhor não perder o controle.
Óleo vegetal
Os diabéticos precisam ter cuidado com o óleo com que cozinham, porque alguns são muito gordurosos e péssimos para quem tem diabetes. Em termos de óleos vegetais, o óleo de soja é considerado o pior dos piores e tem a capacidade de aumentar o peso corporal de um diabético em impressionantes 25%. Enfim, é melhor evitá-lo.
Além disso, você também deve ter cuidado ao comprar óleo no supermercado. Se você perceber que um óleo foi “parcialmente hidrogenado”, é melhor deixá-lo na prateleira.
Bolacha salgada
Quando você pensa em bolachas salgadas, pode presumir que são uma ótima opção saudável para a sua dieta. Afinal, seu gosto não é muito extravagante. Mas as aparências (e o sabor) enganam, e bolachas salgadas não são muito adequadas para diabéticos, principalmente porque são feitas de farinha enriquecida que, essencialmente, se transforma em açúcar quando digerida pelo organismo. E claro, não é isso que um diabético deseja quando se alimenta.
Além disso, a bolacha salgada também é cheia de óleo, podendo levar ao aumento do peso. Portanto, é melhor evitá-la e optar por uma alternativa mais saudável.
Refeições prontas congeladas
Quando você teve um longo dia de trabalho e simplesmente não tem energia para cozinhar, as refeições prontas congeladas podem salvar a pátria. Essas coisas só precisam ser colocadas no forno ou no micro-ondas e pronto, você tem uma refeição completa em apenas alguns minutos. Mas embora possam ser extremamente práticas, elas não são exatamente saudáveis – principalmente para diabéticos.
Para conservar a refeição pronta congelada, ela é enriquecida com uma grande quantidade de açúcar, conservantes e sal, que podem levar a picos nos níveis de açúcar no sangue. O diabético precisa manter esses níveis sob controle, então esse tipo de alimento não é a melhor das opções para ele.
Alimentos sem glúten
Nos últimos anos, a presença de alimentos sem glúten nos supermercados cresceu significantemente. Claro, isso é uma boa notícia para quem tem alergia ou intolerância a glúten, mas para os diabéticos ficou ainda mais difícil encontrar comida sem glúten que também seja adequada para eles. Isso porque esses alimentos são geralmente extremamente ricos em carboidratos para compensar a falta de glúten, e diabéticos precisam ter cuidado e monitorar a ingestão de carboidratos.
Mais isso não quer dizer que você precisa evitar completamente alimentos sem glúten. Apenas que você precisa estar consciente de quanto pode comer sem afetar o nível de açúcar no seu sangue.
Pretzels
Nós amamos pretzels tanto quanto qualquer outra pessoa, mas você provavelmente não precisa ouvir da gente que essas coisas não são saudáveis. Claro, são práticos para ter na bolsa quando a fome bate e você não está em casa, mas eles são cobertos de sal ou outro tipo de condimento. E como já sabemos, os diabéticos precisam ter cuidado com a quantidade de sal que consomem.
Como se o sal não bastasse, os pretzels são cheios de carboidratos refinados que também podem aumentar o açúcar no sangue. Portanto, você pode querer manter os pretzels fora da sua próxima lista de compras.
Chá engarrafado
Se você adora um chá engarrafado para começar o dia, saiba que não é o único. A maioria dos supermercados tem inúmeras prateleiras de chá engarrafado e, embora essa bebida pareça perfeita para matar a sede, não é nem um pouco benéfica para quem tem diabetes. Muitas vezes uma grande quantidade de açúcar é adicionada a essas bebidas, então é melhor para diabéticos evitá-la a todo custo.
Não só isso, mas muitas dessas garrafas são enormes, o que significa que você está consumindo realmente muito açúcar. Mas você até pode beber chá engarrafado, apenas verifique os ingredientes e o tamanho da garrafa antes disso.
Bagels
Não tem erro com um bagel no café da manhã, certo? Errado. Apesar de serem absolutamente deliciosos e variados em termos de sabores, os bagels são tão prejudiciais à saúde quanto comer seis fatias de pão branco de uma vez só. Por ser feito de carboidratos e grãos refinados, o bagel causa rapidamente um aumento nos níveis de açúcar no sangue, sendo difícil de controlar para os diabéticos.
Até os bagels integrais são uma receita para o desastre em termos dos níveis de açúcar no sangue, então é importante pensar bem antes de fazer dele o seu café da manhã. De uma forma geral, saiba que pão é muito melhor do que bagel.
JP NEWS / SAÙDE