A cerimônia, de iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro, ocorrerá no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A data, tradicionalmente celebrada em 11 de agosto, remonta a 1827, quando o imperador Dom Pedro I autorizou a criação das primeiras faculdades de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
Além da celebração da advocacia, o evento, organizado pelo deputado Pastor Daniel de Castro (PP), prestará uma significativa homenagem ao advogado Juliano Costa Couto. Por meio do Projeto de Decreto Legislativo 119/2024, será concedido postumamente a ele o título de Cidadão Honorário de Brasília. O deputado ressaltou a importância do homenageado: “Juliano Costa Couto teve um papel fundamental no desenvolvimento e na consolidação da advocacia no Distrito Federal, deixando um legado de profissionalismo, humanidade e compromisso com a justiça e a ética em Brasília. Seu exemplo servirá de inspiração para as futuras gerações de advogados, não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar na justificativa do projeto.
O evento promete ser um marco para a advocacia. Foram convidadas diversas autoridades e personalidades, incluindo o governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão, a ministra do STJ Daniela Teixeira, o presidente da OAB/DF Délio Lins, além de outras figuras importantes como os advogados Paulo Maurício, Cleber Lopes, Everardo Gueiros, Eduardo Athayde (presidente da Caixa de Assistência OAB/DF), Francisco Caputo (ex-presidente da OAB/DF), o presidente do TJDFT Waldir Leôncio, a presidente do STJ Maria Thereza, o presidente do TRT10 José Ribamar Oliveira e a ex-presidente da OAB/DF Estefânia Viveiros.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital, acessível pelo canal 9.3 (sinal aberto), canal 11 da NET/Claro e canal 9 da Vivo, além de estar disponível no YouTube.
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Deputado Distrital Pastor Daniel de Castro