Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios

Data:

Medida Provisória reduz prazo de dois anos de intervalo para recontratação para três meses, o que beneficia ações emergenciais do Ibama e do ICMBio

As ações de prevenção e combate a incêndios que ameaçam o Pantanal e outros biomas nacionais ganharam um aliado nesta terça-feira, 9 de julho. A publicação da Medida Provisória Nº 1.239 no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), altera o prazo de recontratação de pessoal para atender casos emergenciais de dois anos para três meses.

Por lei, os profissionais contratados pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem atuar por dois anos, período prorrogável por mais um ano. Antes da publicação da MP, porém, o texto da lei determinava um prazo de dois anos de intervalo para recontratações. Isso dificultava o trabalho de encontrar profissionais experientes em situações de emergência. O novo texto permite recontratações mais rápidas, o que beneficia diretamente Ibama e ICMBio.

“A publicação desta Medida Provisória traz maior agilidade e rapidez no processo de recontratação dos profissionais. Com isso, conseguimos reintegrar pessoas já capacitadas de forma mais célere, permitindo colocar um número maior de brigadistas em campo em um curto espaço de tempo. Isso é fundamental para nossa capacidade de resposta frente a emergências ambientais”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

SALA DE SITUAÇÃO – Diante da gravidade da situação no Pantanal, o Governo Federal criou, no dia 14 de junho, uma sala de situação para ações de prevenção e controle de incêndios e secas em todos os biomas, com foco inicial no Pantanal. Historicamente, o período de seca ocorre no segundo semestre, mas o bioma registrou em junho um número incomum de focos de incêndio.

A sala de situação funciona no âmbito da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, recriada pelo presidente Lula em 2023. A comissão presidida pela Casa Civil reúne 19 ministérios, com o Ministério do Meio Ambiente na secretaria-executiva.

Secretaria de Comunicação Social

Presidência da República

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Secretaria de Saúde e HUB firmam novo convênio para ampliar atendimento à população

Contrato de R$ 9,4 milhões vai fortalecer a capacidade...

Aberta seleção para médicos com salários de até R$ 17 mil

Inscrições vão até 13 de janeiro; veja como participar...

Disque 100 registra 657,2 mil denúncias em 2024 e crescimento de 22,6% em relação a 2023

Serviço gratuito e acessível é voltado para registro e...

Prêmio de Fernanda Torres une Brasil, diz diretora de Festival do Rio

Ilda Santiago quer que Globo de Ouro abra portas...