Higiene bucal ajuda a prevenir a transmissão do coronavírus

Data:

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de COVID-19.
Em algumas pessoas, o coronavírus é assintomático. Em outras, os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse seca e dificuldade para respirar.
A COVID-19 transmite-se por contato próximo com pessoas infectadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. A transmissão ocorre através de gotículas liberadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infectada. Por sua vez, outras pessoas podem infectar-se ao tocar nesses objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.
Manter a boca e a garganta livres de patógenos infecciosos ao longo do dia e antes de dormir à noite (quando geralmente ocorre a maior aspiração) é fundamental para ajudar a combater o coronavírus e a prevenir outras doenças.
Cuidar da saúde da boca é uma forma de prevenir doenças, por isso, escovar os dentes e usar fio dental, limpar a língua, bochechar e gargarejar duas vezes ao dia com um enxaguatório bucal antisséptico, ajuda a diminuir a exposição pessoal ao coronavirus.
Para manter a imunidade nestes tempos em que devemos nos isolar socialmente, não tem segredo: dormir pelo menos 6 horas por dia, comer alimentos saudáveis, manter-se hidratado, fazer exercícios físicos regularmente (dentro de casa) e tentar reduzir o estresse (leitura, jogos, música e etc).
———————————————————–
Leonardo Henrique Nóbrega Gomes, cirurgião-dentista, especialista em cirugia bucal avançada – CRO/DF 10649

 

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Popular

Mais como isso
Relacionado

Publicado edital para eleições do Conselho de Juventude do DF

Jovens de 18 a 29 anos de idade podem...

Falta de qualificação gera desemprego entre os jovens, diz secretário da Sejuv-DF

Ao CB.Poder, Rodrigo Delmasso afirmou que a secretaria está...

Secretaria de Saúde e HUB firmam novo convênio para ampliar atendimento à população

Contrato de R$ 9,4 milhões vai fortalecer a capacidade...

Aberta seleção para médicos com salários de até R$ 17 mil

Inscrições vão até 13 de janeiro; veja como participar...